(69) 99234-5113

Consórcio Público Intermunicipal da Região Centro Leste de Rondônia - Site Oficial


Administração
INFORMATIVO COVID-19
segunda, 30 de março de 2020

INFORMATIVO
COVID-19


O que é coronavírus? (COVID-19)
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.
O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. A Organização Mundial da Saúde atribuiu o nome, COVID-19, é o nome da doença que resulta das palavras “Corona”, “Vírus” e “Doença” com indicação do ano em que surgiu (2019).
 
Quais os sintomas?
Os sintomas mais frequentes associados à infeção pelo COVID-19 são:

 

FEBRE 

 

TOSSE


FALTA DE AR

 

 

  
Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.
 
Qual o período de contágio?
O período de contágio (tempo decorrido entre a exposição ao vírus e o aparecimento de sintomas) é atualmente considerado de 14 dias. A transmissão pode ocorrer por pessoas assintomáticas (sem sintomas).
 
 
Qual a sobrevida do vírus?

De acordo com O estudo realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton, o tempo de resistência do vírus no meio ambiente varia de acordo com a superfície:

 


Em um outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de medicina de Greifswald, na Alemanha, foi feita a revisão de estudos já divulgados sobre os outros tipos de coronavírus o SARS-CoV e o MERS-CoV, onde foi verificado que estes vírus sobrevivem da seguinte maneira as superfícies:

 

MATERIAL TEMPERATURA SOBREVIDA
Aço 21ºC 5 dias
Alumínio 21º C 4 a 8 horas
Vidro 21º C 5 dias
Plástico Temperatura ambiente 2 a 6 dias
PVC 21º C 5 dias
Borracha de silicone 21º C 5 dias
Luva de latéx 21º C 8 horas
Cerâmica 21º C 5 dias
Teflon 21º C 5 dias

 

Segundo o estudo, que ainda não tem os resultados do novo coronavírus, em diferentes tipos de materiais, ele pode permanecer infeccioso por entre 2 horas e até 9 dias. Como o estudo considerou diferentes tipos de coronavírus, observou-se que alguns deles têm menos resistência a temperatura mais alta, como 30°C ou 40 °C.
Os estudos não conseguem definir a permanência do vírus em tecidos. Ou seja, seguindo a OMS, o CIMCERO recomenda que, ao chegar em casa, tire suas roupas imediatamente (se possível, na área externa), coloque-as para lavagem e tome banho em seguida. PREVENÇÃO NUNCA É DEMAIS!!!


Como posso me prevenir?

 

 

 

 

 

 

 


Esse vírus é perigoso?
Os números respondem:

Casos no Mundo:

Casos no Brasil: 

Casos no Rondônia:



 
Dados obtidos no dia 30 de março de 2020 no site (https://www.bing.com/covid).

 
Como fica os serviços de manejo de resíduos sólidos?
Considerando que a execução de serviços de limpeza pública tem caráter essencial e contínuo, afetando, inclusive, a saúde pública e proteção do meio ambiente.
Deste modo, o CIMCERO recomenda que os serviços de coleta urbana sejam mantidos, aumentando a frequência, caso possível, evitando que os resíduos permaneçam muito tempo dentro das residências ou em exposição nas ruas.
Para a limpeza urbana dos logradouros públicos, para evitar o espalhamento de contaminantes, o CIMCERO recomenda que os locais sejam umedecidos e, onde for possível, utilizar o processo mecanizado.
Quanto aos serviços de manejo de resíduos florestais/verdes, que compreendem a poda de árvores e manutenção de canteiro central e lotes púbicos, recomenda-se que sejam adiados, por se tratar de um manejo paisagístico.

E os garis?

 

Mais uma vez, os agentes de coleta de resíduos sólidos urbanos, os garis, provam sua importância para a sociedade. Assim como os agentes de saúde, a continuidade do serviço dos garis é essencial para o combate ao COVID-19, manutenção da saúde pública e proteção ao meio ambiente.  

Para tentar minimizar a exposição destes trabalhadores, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é essencial, bem como medidas preventivas:

 

Deve-se evitar o contato das mãos com os olhos, nariz e boca.
Retirar o uniforme imediatamente após encerrar a jornada de trabalho.

 

 


E a coleta seletiva?
Como apontados nos estudos, a permanência do vírus é maior em superfícies de materiais que compõem a coleta seletiva: plástico, alumínio, papelão...
Sendo assim, o CIMCERO recomenda a SUSPENSÃO TEMPORÁRIA dos serviços de coleta seletiva, incluindo aquelas desenvolvidas pelos catadores individuais informais, os que exercem catação de materiais nas ruas e áreas de transferências de resíduos (transbordo) e, principalmente, em áreas de lixões.
 
  
Responsabilidade do Poder Público Municipal

 


Responsabilidade da população

 

 



Considerações
 
O Consórcio Público Intermunicipal – CIMCERO, visando a manutenção da saúde dos munícipes consorciados, está à disposição para orientar, atender e auxiliar os 42 municípios consorciados. Neste seguimento, proporcionou a compra de 3.655 teste rápido para diagnóstico do COVID-19 por parte dos gestores.
Igualmente, toda a equipe técnica do CIMCERO está à disposição para prestar informações e orientações através meios canais eletrônicos (whatsapp, site, videoconferência, telefone).
 
Referências
BRASIL. Portaria n° 1881GM/MS. Declaração Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Ministério da Saúde. Fevereiro/2020.
 
BRASIL. Portaria n° 356/MS. Medidas de operação para COVID-19.  Ministério da Saúde. Março/2020.
 
BRASIL. UNA-SUS. Orientações quanto ao combate COVID-19.  Ministério da Saúde. Março/2020.
 
CISAN. Nota Técnica Nº 001/CISAN/2020. Orientações sobre manejo dos resíduos sólidos durante pandemia nos municípios. Março/2020.
 
MUNDO. Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde. Janeiro/2020.
 
RONDÔNIA. Decreto nº 24.871. Decreta situação de emergência no âmbito da Saúde Pública do Estado. Governo do Estado. Março/2020.
 
RONDÔNIA. Decreto nº 24.887. Declara Estado de Calamidade Pública. Governo do Estado. Março/2020.
 
RONDÔNIA. Decreto nº 24.891. Altera o Decreto nº 24.887. Governo do Estado. Março/2020.
 
VALADARES, Marcelo. Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies? Estudo aposta que plástico e ação ampliam a sobrevida. São Paulo. Março/2020. Acesso em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/quanto-tempo-o-coronavirus-sobrevive-nas-superficies-estudo-aponta-que-plastico-e-aco-ampliam-a-sobrevida.ghtml>.
 
 

Para maiores informações, acesse nosso site www.consorciopublico.ro.gov.br.
 
 

 

 
 
Presidência: Gislaine Clemente
Secretaria Executiva: Maria Aparecida de Oliveira