Consórcio Público Intermunicipal da Região Centro Leste de Rondônia - Site Oficial
Infraestrutura
CIMCERO ORIENTA SOBRE A DESATIVAÇÃO DOS LIXÕES
quarta, 29 de maio de 2024
Nesta quarta-feira (29), o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) realizou uma reunião com os titulares das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios consorciados para orientar sobre os procedimentos para a desativação integral de lixões a céu aberto no Estado. O prazo final será no dia dois de agosto.
O plano de trabalho para a interrupção da destinação inadequada de resíduos e recuperação das áreas contaminadas é realizado pelo Cimcero, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Ministério Público de Rondônia (MPRO). Após uma reunião de nivelamento técnico esta semana entre as entidades, o Cimcero mobilizou os municípios consorciados para discutir nesta quarta-feira os passos que serão realizados nos próximos dias.
A reunião foi realizada pela equipe do Cimcero: o coordenador Ambiental, Pedro Bizerra Moura, pelo diretor de parcerias, Walmir Étori Rodrigues, pela assessora Ambiental, Daniele Pereira da Silva e pela secretária Executiva, Aparecida Oliveira.
Pedro Moura explicou que o processo está na chamada “fase transitória”, quando a área do lixão deve ser cercada, contar com placas de advertência, controle de acesso e não disposição de resíduos no solo. Em junho e julho uma equipe da Sedam e do Cimcero vão percorrer os municípios para orientar sobre o fechamento. A partir do dia dois de agosto será feita a vistoria para constatar se o controle foi realizado, assim será emitido o atestado de encerramento.
“O Consórcio, além de buscar parcerias, está trabalhando no projeto e na logística. Não temos medido esforços para garantir que tudo seja cumprido conforme normativas. Não há como adiar mais e a partir do dia primeiro de setembro, após as vistorias em agosto, não teremos mais lixões no estado. Toda a nossa equipe está à disposição para atingir esta meta”, ressaltou Aparecida Oliveira.