(69) 99234-5113

Consórcio Público Intermunicipal da Região Centro Leste de Rondônia - Site Oficial

Cimcero e TJRO realizam capacitação de Técnicos, Secretários e Viveiristas
quinta, 25 de abril de 2024

Nesta quinta-feira (25), começou o 4º Encontro de Técnicos, Secretários e Viveiristas, realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), no auditório da Universidade de Rondônia (Unir), em Ji-Paraná.

A capacitação faz parte do projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros e Plantando Florestas, presente em 34 municípios rondonienses. Participam secretários municipais e técnicos dos viveiros das prefeituras contempladas pelo projeto, além do público em geral. Na programação de dois dias, há palestras sobre a regularização dos viveiros, recuperação de minas e nascentes, produção sustentável de mudas e apresentação do planejamento para o ano de 2024.

O idealizador do projeto, o juiz Maximiliano Deitos, da comarca de Ji-Paraná, explanou sobre a contribuição de cada um dos envolvidos no projeto: “Hoje cada viveiro produz de 60 a 150 mil mudas e essa cultura de viveiros só foi possível pela cultura de conhecimentos e crenças das pessoas que atuam nesta ação”. Deitos também detalhou sobre cada palestra do encontro e da importância de cada uma para o desenvolvimento estadual. Ao Cimcero, ele agradeceu pelo veículo adquirido para o projeto. E também parabenizou aos parceiros pela doação de dois milhões de embalagens para as mudas.

A secretária Executiva do CIMCERO, Maria Aparecida de Oliveira, agradeceu a todos os presentes: “A união faz a força. Sozinhos, não somos ninguém, mas juntos somos fortes! Isso é realidade com esta parceria”. Maria Aparecida também enfatizou sobre a importância do cuidado com o meio ambiente: “O preço do descuido com o ambiente é o calor e crise hídrica. E é por meio de projetos como este que vamos recuperar e dar subsistência ao nosso Estado”.

Representando os prefeitos, participantes do projeto, o prefeito de Urupá, Célio Lang, ressaltou sobre a diferença dos viveiros para o município: “Acompanho a satisfação dos agricultores e comunidade ao receberem estas mudas. Há muita qualidade no atendimento e entendimento que esta ação fará uma grande diferença para o futuro”.
Já o diretor de parcerias do CIMCERO, Walmir Rodrigues, destacou que o evento vem para ser um farol em meio aos desafios enfrentados: “As conexões que fazemos aqui devem inspirar projetos significativos para o futuro sustentável de todos nós”.

APOIO - O encontro conta com a parceria de diversas instituições e órgãos públicos como Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Unimed Centro Rondônia e das cooperativas de crédito Sicredi, Sicoob Credip, Sicoob Credisul, Sicoob Fronteira e Cresol.

PROJETO - O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, constrói viveiros para produção de mudas de essências florestais que são usadas na recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, revitalização de matas ciliares e nascentes de rios, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Atualmente são 36 viveiros implantados em Rondônia, com capacidade de produção de 4 milhões de mudas, beneficiando 34 cidades do Estado. Os recursos disponibilizados ao Projeto são oriundos das multas aplicadas aos infratores de crimes ambientais. O recuso é revertido na compra de sementes que são adquiridas de associações indígenas de Rondônia, bem como para aquisição de outros materiais necessários a implementação dos viveiros.