Parecis e CIMCERO unem esforços contra crise hídrica
quarta, 17 de julho de 2024

Nesta quarta-feira (17), o prefeito do município de Parecis, Marcondes de Carvallho, com a primeira dama Rose, estiveram no Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) para tratar sobre a crise hídrica que assola o Estado. Em diálogo com o diretor do Departamento de Gestão, João Batista Lima, e a secretária Executiva, Maria Aparecida Oliveira, discutiram sobre as últimas notícias veiculadas sobre o caso e sobre as ações realizadas pelo Cimcero.

Diante da gravidade do quadro hídrico em Rondônia, a presença do prefeito de Parecis e sua equipe no CIMCERO evidencia a importância da união de esforços entre os municípios e órgãos regionais para enfrentar esse desafio coletivo. A troca de informações e estratégias entre as autoridades presentes visa fortalecer as medidas de combate à escassez de água e seus impactos na população.

Medidas emergenciais estão sendo tomadas para preservar e recuperar as nascentes, fundamentais para o abastecimento de água nas regiões afetadas. Em um esforço conjunto, está em andamento um projeto de recuperação de nascentes nas cidades de Cerejeiras e Espigão do Oeste. No CIMCERO a ação é realizada pela Coordenação Ambiental, liderada pelo Pedro Bezerra e pelo Walmir Étori, coordenador do Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros e Plantando Florestas, que também é Diretor de Parcerias do CIMCERO.

“Discutimos iniciativas emergenciais e a longo prazo para garantir o abastecimento de água nas comunidades afetadas, bem como a promoção da conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos”, explicou o prefeito.

“A colaboração entre o município de Parecis e o CIMCERO demonstra um compromisso conjunto em buscar soluções sustentáveis para enfrentar a crise hídrica e garantir o bem-estar dos cidadãos rondonienses. O CIMCERO segue trabalhando em parceria com os municípios para superar a crise hídrica e promover a sustentabilidade dos recursos naturais em Rondônia”, finalizou João.